Último encontro especial do Programa Empreendedor do Futuro

Último evento de certificação do Programa Empreendedor do Futuro de 2018 terá palestra com RICK Chesther e premiação para os melhores projetos 

O Instituto Brasil Adentro realizará, no próximo dia 29 de novembro, no auditório da UPIS (712/912 Sul), último evento de certificação para os participantes do Programa Empreendedor do Futuro. Devido ao sucesso do primeiro encontro, que ocorreu no último dia 07/11, com mais de quinhentas pessoas presentes, a organização decidiu convidar novamente Rick Chesther para palestrar neste próximo evento do programa que, em 2018, disponibilizou 1.400 vagas para universitários e formados do ensino superior do DF. Ao todo foram 11 turmas presenciais, realizadas entre agosto e setembro, com alunos de diversas universidades, beneficiados com o programa de 40 horas (entre ensino presencial e a distância).

Com linguagem simples e direta, Rick Chesther, que começou sua carreira vendendo água nas praias do Rio de Janeiro, ensina como empreender mesmo em condições adversas, além de dar dicas e lições de humildade e resiliência que encantam sua audiência. Rick Chesther é hoje influenciador digital no mundo do empreendedorismo e já foi convidado para palestrar em Harvard (EUA) e em outros países.

Ao longo da programação do evento, os novos empreendedores receberão certificados de participação, apresentarão seus projetos – pitch, assistirão à palestra do Rick Chesther e, ainda, concorrerão a brindes e prêmios especiais. Os alunos também poderão se inscrever para a mentoria, com a consultora da SEBRAE Sandra Estrela, que auxiliará os alunos interessados na abertura de CNPJs.

As vagas são gratuitas, mas limitadas, portanto os interessados deverão se inscrever pelos links: https://goo.gl/forms/cp2GVadzossbHB353 (formulário para alunos do Programa) e https://goo.gl/forms/6DWBqxdDOD4IrDhY2 (formulário para não-alunos do Programa).

Programação do dia 29/11:

18h30 – Credenciamento e Coffee-break

19h30 – Entrega de certificados e entrega de brinde especial

20h – Apresentação: Pitch de projetos desenvolvidos por alunos durante o programa

21h – Palestra com Rick Chesther

22h – Sessão de Autógrafos de Rick Chesther

Das 18h30 às 20h30 haverá mentoria com a empresária e consultora do SEBRAE , para alunos que tiverem interesse em abrir CNPJ`s

 

 

 

Programa Empreendedor do Futuro

O Programa Empreendedor do futuro, que é uma parceria entre o Instituto Brasil Adentro e a Secretaria de Políticas para Criança, Adolescentes e Juventude do DF, foi realizado entre agosto e novembro de 2018, no qual jovens universitários e formados no Ensino Superior passaram por um treinamento de 40 horas, entre encontros presenciais e ensino virtual a distância, com plataforma dedicada e gamificada.

O programa está comprometido com as diretrizes da política para juventude do Distrito Federal, tendo sua estratégia construída em conformidade com os eixos de atuação estabelecidos nesta política, em especial com aquelas voltadas ao estímulo à qualificação profissional, inovação e empreendedorismo. Além disso, os alunos foram estimulados a desenvolver seus projetos atendendo a um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Todo o programa foi estruturado em uma grande jornada, que aconteceu por meio de reflexões individuais, trabalho em equipe e atividades de cooperação. Os alunos aprenderam sobre a Metodologia Effectuation, desenvolvida pela indiana Saras Sarasvathy, a partir de profundos estudos empíricos com empreendedores de sucesso; sobre como reconhecer e lidar com as mentalidades fixa e de crescimento quando se está diante de um desafio, e o despertar para a adoção da mentalidade de crescimento e, ainda, realizaram várias atividades de autoconhecimento.

Além disso, os participantes fizeram o gerenciamento dos seus próprios projetos, formando times para desenvolver um desafio e construir uma solução inovadora e, ainda, participaram de dinâmicas nas quais trouxeram à tona suas ideias, formaram times, escolheram o desafio e partiram para execução, apoiados por conteúdos e mentorias.

Mais informações: www.empreendedordofuturo.net

Programa Empreendedor do Futuro certifica participantes e premia melhores projetos

Parceria entre a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude e o Instituto Brasil Adentro, o Programa Empreendedor do Futuro terá sua cerimônia de entrega de certificados no dia 29 de novembro, quinta-feira, no auditório da UPIS (712/912 Sul), a partir das 18h30. Este é o último evento especial para os participantes do Programa que, em 2018, disponibilizou 1.400 vagas para universitários e formados do ensino superior de todo o DF. Ao todo foram 11 turmas com alunos de diversas universidades, beneficiados com o programa de 40 horas (entre encontros presenciais e a distância).

Com o objetivo de valorizar o fomentar o empreendedorismo e proporcionar momentos de interação com os jovens empreendedores do programa, o evento contará com a palestra com o empresário Rick Chesther, que começou sua carreira como empreendedor vendendo água nas praias do Rio de Janeiro. Com linguagem simples e direta, Chesther ensina como começar um negócio com pouco dinheiro, e fazê-lo render e dar lucro.

Rick Chesther é hoje influenciador digital no mundo do empreendedorismo, palestrante, já foi convidado para palestrar em Harvard (USA) e estará presente no evento para trocar ideias com os novos empreendedores.

Ao longo da programação do evento, os novos empreendedores irão receber certificados de participação das 8 horas presenciais, apresentar seus projetos (PITCHS), assistir à palestra do Rick Chesther e, ainda, concorrer a brindes e prêmios especiais. Os alunos também poderão se inscrever para a mentoria, com a consultora da SEBRAE Sandra Estrela, que irá auxiliar os alunos interessados na abertura de CNPJs.

Programa Empreendedor do Futuro – O Programa Empreendedor do futuro, que é uma parceria entre a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude e o Instituto Brasil Adentro, foi realizado entre agosto e novembro de 2018, no qual jovens universitários e recém-formados passaram por um treinamento de 40 horas, entre encontros presenciais e ensino virtual a distância, com plataforma dedicada e gamificada.

O Programa está comprometido com as diretrizes da política para juventude do Distrito Federal, tendo sua estratégia construída em conformidade com os eixos de atuação estabelecidos nesta política, em especial com aquelas voltadas ao estímulo à qualificação profissional, inovação e empreendedorismo.

Todo o programa foi estruturado em uma grande jornada, que aconteceu por meio de reflexões individuais, trabalho em equipe e atividades de cooperação, entre elas: o Método empreendedor Effectuation, desenvolvido pela indiana Saras Sarasvathy, a partir de profundos estudos empíricos com empreendedores de sucesso; o reconhecimento das mentalidades fixas e de crescimento quando se está diante de um desafio e o despertar para a adoção da mentalidade de crescimento, e atividades de autoconhecimento.

Além disso, os participantes puderam fazer o gerenciamento dos seus próprios projetos, formando times para desenvolver um desafio e construir uma solução inovadora e, ainda, participar de dinâmicas nas quais irão trazer à tona suas ideias, formar times, escolher o desafio e partir para execução, apoiados por conteúdos e mentorias.

Fonte: http://www.crianca.df.gov.br/programa-empreendedor-do-futuro-certifica-participantes-e-premia-melhores-projetos/

Programa Empreendedor do Futuro estimula jovem rumo ao empreendedorismo sustentável

A proposta do Programa Empreendedor do Futuro é incentivar e potencializar o talento e a criatividade de jovens universitários e formados do ensino superior, entre 18 e 29 anos, para que desenvolvam futuros empreendimentos alinhados com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovados em 2015, em Assembleia-Geral, pelos 193 países-membros integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU). A nova agenda global para os próximos quinze anos foi subdividida em 169 metas concretas sobre desenvolvimento sustentável. Em parceria com a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, o Instituto Brasil Adentro está executando o Programa Empreendedor do Futuro, que incentiva o futuro empreendedor a adequar seu negócio a um dos 17 ODS, ao longo de uma jornada de 40 horas entre encontros presenciais e virtuais. A meta do programa é disponibilizar, até o final de 2018, aproximadamente 1.400 vagas gratuitas a jovens que desejam desenvolver habilidades empreendedoras em todo o Distrito Federal. (www.empreendedordofuturo.net).Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e suas 169 metas demonstram a escala e a ambição desta nova Agenda universal, que busca concretizar os direitos humanos de todos, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas. Eles são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.São eles:

Objetivo 1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares

Objetivo 2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável

Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas

Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos

Objetivo 7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos

Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos

Objetivo 9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação

Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles

Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis

Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos

Objetivo 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável

Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade

Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis

Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

Próximas turmas do Programa Empreendedor do Futuro serão oferecidas a alunos do IEL e da UNB

As próximas turmas da etapa presencial do Programa Empreendedor do Futuro serão realizadas no dia 15 de setembro, das 8h às 16h30, no auditório local do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e no auditório da UNB (ANFI 9, ICC SUL). Está prevista a participação de, aproximadamente, 300 alunos, indicados por estas instituições, que iniciarão sua jornada no programa, fruto de uma parceria entre o Instituto Brasil Adentro e a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude.
O objetivo do programa – que em princípio prevê 1.400 vagas para jovens universitários e graduados no ensino superior, entre 18 a 29 anos -, é estimular atitudes de empreendedorismo nesses jovens, seja para atuarem com negócios próprios, empresas sociais, entidades do terceiro setor ou, até mesmo, como funcionários públicos.
Com conteúdos elaborados por especialistas de referência no mercado, o programa oferece metodologias e estratégias diferenciadas, com foco em: empreendedorismo social, coaching, treinamentos de liderança, mentoria para jovens empreendedores, gerenciamento de projetos, modelagem e gamificação de processos e de aprendizagem, game thinking, marketing, entre outros.
O programa será realizado entre agosto e dezembro de 2018 e possui 40 horas de duração, entre encontros presenciais e ensino virtual a distância, com plataforma dedicada e gamificada.
A ação a ser desenvolvida está comprometida com as diretrizes da política para juventude do Distrito Federal, tendo sua estratégia construída em conformidade com os eixos de atuação estabelecidos nesta política, em especial com aquelas voltadas ao estímulo à qualificação profissional, inovação e empreendedorismo.
O que é o Programa Empoderar e Empreender – O Empreendedor do Futuro
Todo o programa foi estruturado em uma grande jornada, que ocorrerá por meio de reflexões individuais, trabalho em equipe e atividades de cooperação, entre elas: o Método empreendedor Effectuation, desenvolvido pela indiana Saras Sarasvathy, a partir de profundos estudos empíricos com empreendedores de sucesso; o reconhecimento das mentalidades fixas e de crescimento quando se está diante de um desafio e o despertar para a adoção da mentalidade de crescimento, e atividades de autoconhecimento.
Além disso, os participantes poderão fazer o gerenciamento dos seus próprios projetos, formando times para desenvolver um desafio e construir uma solução inovadora e, ainda, participar de dinâmicas nas quais irão trazer à tona suas ideias, formar times, escolher o desafio e partir para execução, apoiados por conteúdos e mentorias.
Conheça mais sobre a Metodologia em nosso site: empreendedordofuturo.net
Programação do dia 15/09:
  • 8h– Recepção/Credenciamento
  • 9h – Abertura
  • 9h10 – Despertando o Eu Empreendedor
  • 10h30 – Coffee Break
  • 10h50 – Descobrindo o empreendedor em você
  • 13h00 – Almoço
  • 14h30 – Conexão com a sua Força Empreendedora
  • 15h30 – Break
  • 15h45 – atuAÇÃO: empreendendo 2030 hoje
  • 16h30 – Fechamento/Encerramento
* Toda a metodologia é vivencial. Os resultados são potencializados nos compartilhamentos e envolvimentos dos participantes.

Universitários e jovens graduados preparam-se com o Empreendedor do Futuro

FONTE: ASCOM IEL
Jovens moradores de Brasília participam do Empreendedor do Futuro. O objetivo do programa é estimular atitudes de empreendedorismo em pessoas de 18 a 29 anos. No sábado, 25 de agosto, o Instituto Brasil Adentro e o governo local promoveram a segunda aula presencial de uma das turmas em andamento, com 125 participantes. O encontro foi no Edifício Central Park, no auditório do Instituto Euvaldo Lodi do Distrito Federal (IEL-DF), um dos apoiadores da ação. A primeira aula foi auditório Instituto Brasiliense de Direito Público.
O curso é gratuito e tem 40 horas. Os conteúdos são distribuídos em dois encontros presenciais por turma e aulas por meio de plataforma de ensino a distância. São abordados no programa temas como autoconhecimento, planejamento de projetos, design thinking (conjunto de métodos e de processos que avalia as necessidades, a capacidade de propor soluções e a viabilidade da proposta), design de serviços, pesquisa de mercado, etnografia (coleta de dados) aplicada a projetos e pitch (apresentação rápida) para investimento.
“A metodologia usada dá uma visão de futuro e de como conquistar o mercado de trabalho”, avaliou Deborah Sobral, de 22 anos, que acabou de terminar o curso de Direito. “É preciso saber trabalhar em equipe, ter ideias inovadoras e dinamismo para criar um negócio. É isso que o Empreendedor do Futuro propõe”, acrescentou a participante do programa, que esteve na aula no auditório do IEL-DF.
A coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento de Carreiras do IEL-DF, Érika Caetano, explica que a capacitação desperta o espírito empreendedor e estimula o desenvolvimento da economia local. “Durante as aulas, os alunos têm noção de como empreender e criam uma proposta inovadora. A ideia é que empresários adotem os projetos ou que os próprios autores os desenvolvam.” Os concluintes do Empreendedor do Futuro receberão certificado e participarão de uma cerimônia de formatura.
Inscrição
Podem participar jovens de 18 a 29 anos que sejam estudantes universitários ou que tenham concluído o ensino superior em qualquer área. É necessário fazer uma pré-inscrição no site do programa. Em seguida, o interessado vai receber um e-mail dizendo se foi contemplado com a vaga. Três turmas começaram as aulas neste mês e a previsão é que outras sete sejam concluídas até novembro.
Veja o calendário das aulas presenciais das próximas turmas:
1° de setembro
– Auditório do IEL-DF
– Auditório do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF)

15 de setembro

– Auditório do IEL-DF
– Auditório do UniProjeção
– Auditório do Instituto Federal de Brasília (IFB)

22 de setembro
– Auditório do IEL-DF
– Auditório do Instituto Federal de Brasília (IFB)
O auditório do IEL-DF fica no Setor Comercial Norte, no Edifício Central Park.
Texto: Dayane dos SantosFoto: Moacir Evangelista/Sistema FibraAssessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Instituto Brasil Adentro e UDF firmam parceria para o Programa Empreendedor do Futuro

O Instituto Brasil Adentro assinou, no dia 17 de agosto, o Acordo de Cooperação Técnica com o Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal (UDF), que estabelece parceria na promoção e execução de programas e algumas ações, dentre elas a divulgação e a promoção do Programa Empreendedor do Futuro a seus alunos universitários e formados, entre 18 a 29 anos.
O Acordo possibilita também o desenvolvimento de trabalhos, pesquisas e extensão, consultorias, além de visitas técnicas e mobilização dos grupos de interesse para ações educativas, de extensão e pesquisa.
Com o termo de cooperação o Instituto visa disseminar para esses jovens, junto com a instituição parceira, um programa de empreendedorismo único e sem precedentes, composto de uma metodologia comprovada, que irá desenvolver nos jovens, novas habilidades técnicas e emocionais, para que possam transformar grandes ideias em empreendimentos de sucesso.
Fonte: assessoria de Comunicação Instituto Brasil Adentro.

Jovens Universitários conheceram o Programa Empreendedor do Futuro no Conecta IF 2018

Quase 250 inscrições para o Programa O Empreendedor do Futuro foram efetuadas no stand do Instituto Brasil Adentro, ao longo dos quatro dias de realização do evento Conecta IF 2018 – encontro de educação profissional, científica e tecnológica, promovido pelo Instituto Federal de Brasília (IFB). O evento ocorreu de 6 a 10 de agosto, das 9h às 21h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília.
O Programa Empreendedor do Futuro, fruto de uma parceria do Instituto Brasil Adentro e da Secretaria de Juventude, teve um Stand próprio, localizado na área Lounge do evento, próximo às livrarias, onde jovens universitários e formados do ensino superior, entre 18 a 29 anos, puderam fazer suas inscrições para a jornada de 40 horas, entre atividades presenciais e a distância.
Além disso, o Instituto levou os especialistas do programa para palestras com temas variados, que foram: Competências Socioemocionais para o Desenvolvimento de Carreira, com Hellen Macedo; Gamificando a Educação, com Monclair Camarota; Educação para Empreender, com Ricardo Masstalerz; e Como Mudar o Mundo até 2030? Educação empreendedora rumo aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), com Francisco Nilson (Chicão).
Mais informações sobre o Programa O Empreendedor do Futuro no site: empreendedordofuturo.net
Fonte: assessoria de Comunicação – Instituto Brasil Adentro.

Instituto Brasil Adentro participa do Conecta IF 2018 com o Programa Empreendedor do Futuro

O Instituto Brasil Adentro estará presente com o Programa Empreendedor do Futuro no CONECTAIF 2018, encontro de educação profissional, científica e tecnológica, promovido pelo Instituto Federal de Brasília (IFB). O evento ocorrerá de 6 a 10 de agosto, das 9h às 21h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília.O CONECTAIF 2018 é um evento aberto e gratuito que reúne, em um só local, oficinas, mostras, workshops, rodas de conversa, protótipos de produtos, arte, cultura, desafios, palestras, competições, feiras, exposições e resultados de pesquisas, totalizando 22 eventos simultâneos.O principal objetivo do evento é fomentar o diálogo entre as várias ações desenvolvidas no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, englobando a difusão de conhecimento com a participação efetiva de pesquisadores, professores e alunos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e da comunidade escolar do GDF e entorno; gestores; empresários; representantes de instituições parceiras; e público visitante.O Programa Empreendedor do Futuro do Instituto Brasil Adentro terá um Stand próprio, localizado na área Lounge do evento, próximo às livrarias, onde poderão ser feitas inscrições para a jornada de 40 horas, de jovens entre 18 a 29 anos, cursando faculdade ou graduado de ensino superior. Além disso, o Instituto estará trazendo os especialistas do programa para as seguintes palestras:

07/08 – 11h – Competências Socioemocionais para o Desenvolvimento de Carreira – Hellen Macedo

08/08 – 14h – Gamificando a Educação – Monclair Camarota

09/08 – 14h – Educação para Empreender – Ricardo Masstalerz

10/08 – 11h – Como mudar o mundo até 2030? Educação empreendedora rumo aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) – Francisco Nilson (Chicão).

Mais informações no site: empreendedordofuturo.net

Fonte: assessoria de Comunicação – Instituto Brasil Adentro.