Universitários e jovens graduados preparam-se com o Empreendedor do Futuro

FONTE: ASCOM IEL
Jovens moradores de Brasília participam do Empreendedor do Futuro. O objetivo do programa é estimular atitudes de empreendedorismo em pessoas de 18 a 29 anos. No sábado, 25 de agosto, o Instituto Brasil Adentro e o governo local promoveram a segunda aula presencial de uma das turmas em andamento, com 125 participantes. O encontro foi no Edifício Central Park, no auditório do Instituto Euvaldo Lodi do Distrito Federal (IEL-DF), um dos apoiadores da ação. A primeira aula foi auditório Instituto Brasiliense de Direito Público.
O curso é gratuito e tem 40 horas. Os conteúdos são distribuídos em dois encontros presenciais por turma e aulas por meio de plataforma de ensino a distância. São abordados no programa temas como autoconhecimento, planejamento de projetos, design thinking (conjunto de métodos e de processos que avalia as necessidades, a capacidade de propor soluções e a viabilidade da proposta), design de serviços, pesquisa de mercado, etnografia (coleta de dados) aplicada a projetos e pitch (apresentação rápida) para investimento.
“A metodologia usada dá uma visão de futuro e de como conquistar o mercado de trabalho”, avaliou Deborah Sobral, de 22 anos, que acabou de terminar o curso de Direito. “É preciso saber trabalhar em equipe, ter ideias inovadoras e dinamismo para criar um negócio. É isso que o Empreendedor do Futuro propõe”, acrescentou a participante do programa, que esteve na aula no auditório do IEL-DF.
A coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento de Carreiras do IEL-DF, Érika Caetano, explica que a capacitação desperta o espírito empreendedor e estimula o desenvolvimento da economia local. “Durante as aulas, os alunos têm noção de como empreender e criam uma proposta inovadora. A ideia é que empresários adotem os projetos ou que os próprios autores os desenvolvam.” Os concluintes do Empreendedor do Futuro receberão certificado e participarão de uma cerimônia de formatura.
Inscrição
Podem participar jovens de 18 a 29 anos que sejam estudantes universitários ou que tenham concluído o ensino superior em qualquer área. É necessário fazer uma pré-inscrição no site do programa. Em seguida, o interessado vai receber um e-mail dizendo se foi contemplado com a vaga. Três turmas começaram as aulas neste mês e a previsão é que outras sete sejam concluídas até novembro.
Veja o calendário das aulas presenciais das próximas turmas:
1° de setembro
– Auditório do IEL-DF
– Auditório do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF)

15 de setembro

– Auditório do IEL-DF
– Auditório do UniProjeção
– Auditório do Instituto Federal de Brasília (IFB)

22 de setembro
– Auditório do IEL-DF
– Auditório do Instituto Federal de Brasília (IFB)
O auditório do IEL-DF fica no Setor Comercial Norte, no Edifício Central Park.
Texto: Dayane dos SantosFoto: Moacir Evangelista/Sistema FibraAssessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *