Próximas turmas do Programa Empreendedor do Futuro serão oferecidas a alunos do IEL e da UNB

As próximas turmas da etapa presencial do Programa Empreendedor do Futuro serão realizadas no dia 15 de setembro, das 8h às 16h30, no auditório local do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e no auditório da UNB (ANFI 9, ICC SUL). Está prevista a participação de, aproximadamente, 300 alunos, indicados por estas instituições, que iniciarão sua jornada no programa, fruto de uma parceria entre o Instituto Brasil Adentro e a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude.
O objetivo do programa – que em princípio prevê 1.400 vagas para jovens universitários e graduados no ensino superior, entre 18 a 29 anos -, é estimular atitudes de empreendedorismo nesses jovens, seja para atuarem com negócios próprios, empresas sociais, entidades do terceiro setor ou, até mesmo, como funcionários públicos.
Com conteúdos elaborados por especialistas de referência no mercado, o programa oferece metodologias e estratégias diferenciadas, com foco em: empreendedorismo social, coaching, treinamentos de liderança, mentoria para jovens empreendedores, gerenciamento de projetos, modelagem e gamificação de processos e de aprendizagem, game thinking, marketing, entre outros.
O programa será realizado entre agosto e dezembro de 2018 e possui 40 horas de duração, entre encontros presenciais e ensino virtual a distância, com plataforma dedicada e gamificada.
A ação a ser desenvolvida está comprometida com as diretrizes da política para juventude do Distrito Federal, tendo sua estratégia construída em conformidade com os eixos de atuação estabelecidos nesta política, em especial com aquelas voltadas ao estímulo à qualificação profissional, inovação e empreendedorismo.
O que é o Programa Empoderar e Empreender – O Empreendedor do Futuro
Todo o programa foi estruturado em uma grande jornada, que ocorrerá por meio de reflexões individuais, trabalho em equipe e atividades de cooperação, entre elas: o Método empreendedor Effectuation, desenvolvido pela indiana Saras Sarasvathy, a partir de profundos estudos empíricos com empreendedores de sucesso; o reconhecimento das mentalidades fixas e de crescimento quando se está diante de um desafio e o despertar para a adoção da mentalidade de crescimento, e atividades de autoconhecimento.
Além disso, os participantes poderão fazer o gerenciamento dos seus próprios projetos, formando times para desenvolver um desafio e construir uma solução inovadora e, ainda, participar de dinâmicas nas quais irão trazer à tona suas ideias, formar times, escolher o desafio e partir para execução, apoiados por conteúdos e mentorias.
Conheça mais sobre a Metodologia em nosso site: empreendedordofuturo.net
Programação do dia 15/09:
  • 8h– Recepção/Credenciamento
  • 9h – Abertura
  • 9h10 – Despertando o Eu Empreendedor
  • 10h30 – Coffee Break
  • 10h50 – Descobrindo o empreendedor em você
  • 13h00 – Almoço
  • 14h30 – Conexão com a sua Força Empreendedora
  • 15h30 – Break
  • 15h45 – atuAÇÃO: empreendendo 2030 hoje
  • 16h30 – Fechamento/Encerramento
* Toda a metodologia é vivencial. Os resultados são potencializados nos compartilhamentos e envolvimentos dos participantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *