O Programa

Para que

o Programa foi idealizado

Há uma geração rica em talentos novadores, e com um grande potencial para empreender, que só precisa acreditar em si mesma e se preparar, a fim de conquistar seu espaço em um mercado em constante transformação.

Por isso, é preciso aprender a superar obstáculos internos e a utilizar os recursos que se têm em mãos, a fim de quebrar paradigmas.

Para quem

o Programa foi idealizado

O Programa proporciona uma oportunidade diferenciada a formandos e recém-formados, com foco em desenvolvimento de ideias e ações empreendedoras, além de um treinamento direcionado, por meio de uma surpreendente jornada, com base em reflexões individuais e atividades em equipe.

O que

o Programa idealiza

- Fomentar o empreendedorismo para a geração de emprego e de renda nos diversos segmentos da economia.

- Manter e alimentar o contato dos participantes com mentores do mercado, para aumentar as possibilidades de novos negócios e estimular o aprendizado contínuo.

- Possibilitar acesso às boas práticas de gerenciamento de projetos, para a abertura de novos negócios.

Mas, o que faz com que empreendedores
sejam Empreendedores?



Empreender é uma questão de atitude!

Empreender é bem mais do que abrir e manter um negócio, significa também desenvolver atitudes e habilidades empreendedoras em sua própria profissão, seja como servidor público, profissional liberal, autônomo, funcionário de uma Instituição privada ou dono de empresa.

Um empreendedor não é necessariamente uma pessoa apenas com ideias brilhantes, com dinheiro para começar algo, ou que deixa os estudos para seguir seus sonhos. Um empreendedor, além de tudo, também deve aprender a lidar com as incertezas!

“Todos os seres humanos são empreendedores. Na época em que vivíamos nas cavernas, éramos todos autônomos, encontrando nossa comida, alimentando-nos por conta própria. Foi aí que a história da humanidade começou. Com o início da civilização, nos retraímos. Nós nos transformamos em 'mão de obra' porque nos rotularam: “Vocês são mão de obra”. Nós nos esquecemos de que somos empreendedores.“ - Muhammad Yunus, ganhador do Prêmio Nobel da Paz e precursor das microfinanças.

É importante relembrar o Empreendedor que há em nós!

Um empreendedor é motivado pela realização. Contudo, diante do desafio de muitos se verem como empreendedores e vencerem mitos relacionados a isso, haveria um método empreendedor possível de ser ensinado às pessoas?



Com essa e outras perguntas relevantes em mente, a Indiana Saras Sarasvathy realizou estudo científico com 30 fundadores de empresas com faturamento de US$200 milhões a US$6,5 bilhões, não só para ouvir suas histórias, mas, essencialmente, para compreender como eles raciocinam sobre os problemas que fazem parte do processo de transformar uma ideia de negócio em uma empresa duradoura.

A partir dos resultados que obteve, desenvolveu o Método Effectuation, aderente a quase todos os negócios criados no mundo até hoje, e útil para quem deseja começar um negócio.

Um Método que te ensina a aprender a Empreender!

O Programa Empreendedor do Futuro faz uso do método Effectuation, que é aplicável a quase todos os negócios criados no mundo, pois é, na sua essência, um método de solução de problemas humanos.

Saras Saravasthy, idealizadora do Effectuation, faz uso de uma simples analogia com o preparo de uma refeição para explicar o método:

Normalmente escolhemos a receita que queremos para uma refeição e, a partir daí, saímos atrás de todos os recursos que precisamos para produzir o prato. Ou seja, trabalhamos sempre com um objetivo, uma causa, ou com algo que nos estimule à ação.

Empreender: obter aprendizados a partir de uma experiência empreendedora concreta, realizada em equipe, transformando ideias em resultados.

Realização

Apoio